O ano de 2022 reservou marcos importantes para a história do Grupo Profarma. Um deles, a estruturação estratégica e ampliação da atuação da Diretoria de ESG. Nada disso seria possível sem a construção de bases sólidas e de um processo que integra com muita eficiência as áreas corporativas, os negócios, a equipe da Diretoria de ESG, parceiros e comunidades beneficiadas.
Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a incorporação e consolidação de pilares e premissas ambientais, sociais e de governança, o Grupo Profarma publicou a Política de Sustentabilidade, que tornou mais claros os caminhos a serem seguidos e que permitiram a construção do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Companhia, lançado em setembro de 2022. Dentro da ótica da Governança, ainda pode-se citar a revisão do Código de Conduta Ética do Grupo e também o Projeto DNA – Governança em Rede, que tem por objetivo propor treinamentos para fornecedores e que promovam assuntos relacionados aos compromissos firmados pela Companhia em sua Política de Sustentabilidade.
MEIO AMBIENTE
A gestão de impactos ambientais associados às atividades do Grupo foi um dos destaques do ano e contou com a implementação de ações ligadas ao uso consciente de energia elétrica, que possibilitou a compensação de cerca de 3.500 MWh e de 178 toneladas de CO2. A utilização de recursos materiais de forma consciente também marcou o ano, diminuindo a geração de resíduos ao longo dos processos.
ATUAÇÃO SOCIAL
Por meio do Instituto Profarma, a área de ESG articulou ações de assistência à saúde e de educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com grandes organizações nacionais e multinacionais desenvolveu projetos e campanhas que estimulam a participação ativa e cidadã dos colaboradores e de dezenas de marcas renomadas no país, o que beneficiou mais de 50 instituições sociais.
Sobre a trajetória da área, Deborah Birmarcker, Diretora de ESG do Grupo Profarma afirma que estes documentos alicerçam e garantem o comportamento ético e transparente frente a todos os stakeholders da Companhia. “Utilizamos o diálogo com toda a cadeia de valor, promovemos boas práticas de governança e tudo isso cria um ambiente propício à colaboração e consequentemente, a expressivos resultados, financeiros, sociais e ambientais”.
Para acessar o Relatório de Sustentabilidade, clique aqui.
Para saber mais sobre o Projeto DNA, clique aqui.