Em 2023, o Grupo Profarma deu continuidade à sua agenda ESG e fortaleceu sua visão de ser reconhecida como uma Companhia com atuação inclusiva, sustentável e socialmente engajada. Ao longo do ano, diferentes iniciativas foram realizadas, com destaque para o lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Grupo e do Relatório de Impacto da Rede d1000 2022.
Em relação às práticas ambientais, a Companhia obteve resultados expressivos. Na Profarma Distribuição, houve a redução do uso de mais de 86 milhões de folhas de papel A4 e a reutilização de mais de 11 milhões de caixas de papelão nas operações, representando 90% de reaproveitamento. Além disso, 93% de todo o resíduo produzido no Centro de Distribuição de Itapevi (SP) foi reaproveitado, o que rendeu ao CD o reconhecimento de ecoeficiente por também atingir outros sete indicadores de impacto ambiental: uso de copos reutilizáveis e de secadores de mãos nos banheiros, compostagem orgânica, reutilização de água da chuva, energia renovável, uso de módulo de transferência de carga (MTC), utilização de sabão de limpeza biodegradável, gestão de resíduos e educação ambiental.
Já na Rede d1000, 60% das lojas tiveram energia compensada através de quatro usinas fotovoltaicas e 100% dos produtos foram transportados em caixas plásticas retornáveis, evitando a utilização de mais de 2,3 milhões de caixas de papelão e a emissão de 295 toneladas de CO2e. A Companhia realizou, ainda, o plantio de 1.000 árvores, o equivalente a uma absorção de 140 toneladas de CO2e.
No âmbito social, o Grupo promoveu diversas ações, por meio do Instituto Profarma. Uma das campanhas, por exemplo, arrecadou 2,5 toneladas de leite em pó para 15 ONGs, de quatro estados do Brasil, beneficiando 10 mil pessoas. Mais de 1.600 agasalhos foram entregues para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No mês das crianças, o Instituto, em parceria com a Profarma Distribuição e Rede d1000, doou mais de R$ 90 mil para a organização Pro Criança Cardíaca, impactando a vida de 200 pessoas.
Em relação à governança, a Companhia promoveu outras ações, como a segunda edição do Projeto DNA – Governança em Rede. Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma e presidente do Instituto Profarma, participou da agenda de eventos da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a convite do UNICEF, e representou a Companhia no evento “Agentes de Transformação – o futuro começa hoje”, promovido pela Pfizer.
“Em 2023, demonstramos a importância da nossa missão de transformar vidas através de projetos que promoveram impacto positivo no setor social, ambiental e de governança. Reafirmamos, mais do que nunca, nosso compromisso com a agenda ESG e o quanto buscamos a melhoria contínua”, disse Deborah Birmarcker.