NOTÍCIAS

Dengue: quase 400 mil casos prováveis são registrados no Brasil. 

A estimativa é que o país contabilize mais de 4,1 milhões de casos em 2024.  

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui quase 400 mil casos prováveis de dengue. O Distrito Federal lidera o ranking nacional com 1.727,2 casos a cada 100 mil habitantes. O Rio de Janeiro está entre os estados com maior incidência, batendo recorde de internações por dengue na capital, segundo a Secretária Municipal de Saúde.  

O governo federal iniciou uma campanha de vacinação contra a doença em mais de 500 municípios, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, por conta da quantidade limitada de doses, será priorizada a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que esta faixa etária concentra um alto índice de hospitalização.  

No dia 5 de fevereiro, a farmacêutica Takeda, fabricante da vacina contra a dengue (Qdenga), emitiu um comunicado informando que priorizará o atendimento ao Ministério da Saúde, segundo a matéria divulgada pela Agência Brasil. Esta decisão impacta clínicas particulares e drogarias que fazem a aplicação do imunizante, pois o acesso às doses será reduzido, visto que o foco é atender as necessidades do SUS. 

“Com o aumento significativo no número de pessoas infectadas, é nosso papel reforçarmos a importância da vacinação e reafirmarmos nosso propósito de entregar saúde”, afirmou Leandro Carvalho Oliveira, gerente de Estratégia Comercial da Rede d1000