NOTÍCIAS

Mulheres no conselho: Grupo Profarma recebe Selo Wob. 

O mês de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, data que celebra os direitos conquistados pelas mulheres e evidencia as ações necessárias para a construção de uma sociedade mais diversa e inclusiva. Neste cenário, destaca-se a importância de uma atuação coletiva, com a participação de organizações, governos e empresas para propiciar oportunidades justas para as mulheres.  

No dia 1 de março, o Grupo Profarma recebeu o Selo Wob – Women on Board, iniciativa apoiada pela ONU Mulheres que reconhece e divulga empresas que têm pelo menos duas conselheiras efetivas nos conselhos administrativos ou consultivos. O selo busca valorizar as boas práticas em ambientes corporativos e acompanhar os resultados oriundos da diversidade em posições de liderança.  

Com este reconhecimento, a Companhia reafirma sua busca incansável pela melhoria contínua. “Um Conselho de Administração diverso em sua composição propicia discussões mais ricas, tendo em vista a abordagem dos temas sobre diferentes pontos de vista, o que pode resultar em um processo decisório mais eficiente”, disse Ana Marta Horta Veloso, conselheira de Administração do Grupo Profarma. Ela afirma, ainda, que várias empresas têm procurado não apenas experiências profissionais complementares, mas também diversidade de gênero, etária e racial entre os seus conselheiros, refletindo uma representação mais equitativa da sociedade.  

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) constatou, em uma pesquisa realizada em 2023, que as mulheres representam apenas 15% dos conselhos e diretorias. O levantamento, feito com base em 6.160 entrevistas em 389 empresas, mostrou que, mesmo sendo um número baixo, houve um aumento da representatividade das mulheres em relação aos anos anteriores.  

Para Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma e presidente do Instituto Profarma, há muitas mudanças para serem feitas no ambiente corporativo e na sociedade como um todo, mas os avanços precisam ser celebrados. “O processo de transformação social é diário, constante, e a participação das mulheres é fundamental. No Grupo Profarma, a diversidade é um dos direcionadores estratégicos e receber um reconhecimento como o Selo Wob mostra que estamos no caminho certo”, destacou Deborah