Ver de perto o poder do impacto social, esse foi o objetivo da viagem feita por um time de colaboradores do Grupo Profarma para conhecer projetos do UNICEF que recebem as microdoações feitas pelos clientes da Rede d1000 no checkout das lojas. Marcadas pela conexão e emoção, as visitas às instituições foram realizadas entre os dias 11 e 15 de fevereiro, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
A viagem contou com a presença de lideranças do Grupo Profarma, além de gerentes farmacêuticos e regionais e de atendentes das bandeiras da Rede d1000 que mais arrecadaram doações em 2023.
O primeiro encontro foi no município de Eusébio, ganhador do Selo UNICEF, que transforma iniciativas sociais em políticas públicas. Os colaboradores do Grupo Profarma conheceram a Escola Creche Emilson Pinheiro, que atende 400 crianças e desenvolve o Programa de Busca Ativa Vacinal, e a Unidade Especializada para Pessoa com Autismo (UEPA), que oferece ações multidisciplinares para 400 crianças e adolescentes.
Já no segundo dia, o time acompanhou as atividades do Núcleo de Atendimento Infantil, da Unidade Básica de Saúde Gotardo, que auxilia no tratamento de crianças com deficiências neuromotoras. Os colaboradores conheceram, ainda, o projeto NUCA, localizado na comunidade Jangurucu, na periferia de Fortaleza. Por meio do Programa Gente Adolescentes, a iniciativa viabiliza ações de saúde e educação para crianças e adolescentes. Para Lívio Barboza, diretor de Operações da Rede d1000 afirmou que vivenciou uma experiência única. “Conseguimos ver na prática a utilização dos recursos que captamos nas nossas lojas. Além disso, conhecemos jovens que foram apoiados pelo projeto e hoje são referência de liderança nas suas cidades. Tenho certeza que voltamos com mais força para seguir o nosso propósito.”
“Essa experiência foi muito marcante e única, em todos os sentidos. Ver os jovens agradecendo o Grupo Profarma foi incrível. Sem contar que é minha terra Natal, isso me deixou muito feliz. Essa viagem foi um marco na minha vida”, disse Francisca Oliveira, atendente da Drogasmil. Ela viajou pelo segundo ano consecutivo, pelo seu destaque na arrecadação de doações. Em 2023, esteve com o grupo que visitou os projetos apoiados pelo UNICEF no estado do Pará.
Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma e presidente do Instituto Profarma, disse que essa experiência foi mais uma oportunidade para celebrar os resultados da parceria estratégica com o UNICEF. “Os projetos que conhecemos mostram o que podemos alcançar juntos pela infância e adolescência na região. O Grupo Profarma se compromete com ações que impactam positivamente a vida de milhares de famílias pelo Brasil. Começa agora um caminho de aprendizado e esperança”, destacou Deborah Birmarcker.