O Instituto Profarma e a Profarma Distribuição firmaram uma parceria com a organização Doutores do Mundo, formada por grupos de médicos, dentistas, enfermeiros e psicólogos voluntários, que promovem expedições para atender comunidades localizadas em regiões remotas e vulneráveis do Brasil. A ONG realiza atendimentos como consultas médicas, pequenas cirurgias, exames ginecológicos e colocação de DIU.
No projeto, as indústrias parceiras da Profarma Distribuição podem escolher uma forma de contribuição: doação de medicamentos, apoio a tecnologias sociais ou compra de passaportes de patrocínio, especialmente desenhados para a iniciativa. “O que queremos é potencializar os impactos. A Profarma Distribuição tem o propósito de desenvolver as comunidades, tornar nossa Companhia cada vez mais solidária. Programas como este podem viabilizar a ampliação do impacto social positivo”, afirmou Adriano Prado, vice-presidente da Profarma Distribuição. Segundo ele, muitas empresas querem apoiar causas sociais, mas não sabem qual o melhor caminho para promover esse tipo de ação.
Desde maio, mês que marcou o início do projeto, quatro expedições já foram executadas, sendo duas no estado do Rio Grande do Sul, uma no Mato Grosso e uma em São Paulo. A quinta expedição foi desenvolvida no Rio de Janeiro, na sede da ONG Anjos da Tia Stellinha. Entre os dias 21 e 27 de julho, os beneficiários da ONG tiveram acesso a diferentes especialidades – pediatria, odontologia, cirurgia geral, psicologia, entre outras – resultando em mais de 3.800 atendimentos.
A ação contou com a presença de colaboradores do Grupo Profarma e de representantes das indústrias parceiras do projeto. Até o final de 2024, estão previstas outras expedições em Recife, São Paulo e Bahia. “O valor de uma empresa não está apenas no que ela cria, mas, também, em como ela contribui para um futuro melhor e esse projeto mostra o poder da colaboração para potencializar transformações sociais”, disse Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma e presidente do Instituto Profarma.