“No início, doávamos 1 cruzeiro por unidade de produto vendido. No fundo, nunca imaginei que nossas ações sociais chegassem ao que temos hoje. O ponto mais importante na evolução de um ser humano é a coragem e a capacidade de ser humilde.”
Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022. Após nove meses de Companhia consigo a oportunidade de fazer uma entrevista com o fundador do Grupo Profarma, Manoel Birmarcker. O objetivo era o de obter informações sobre a criação e o aniversário do Instituto Profarma, braço social da Companhia. Saber mais sobre o início e as atividades que transformaram o Instituto no que ele é hoje.
“A ideia de desenhar tudo isso surgiu em um momento de muita reflexão em minha vida. Ali comecei a imaginar como criar algo que me trouxesse satisfação. Comecei minha vida profissional com muita dificuldade, fui office boy, fui entregador de medicamentos. Tive uma visão e a certeza de que deveria começar um trabalho de apoio aos que necessitam, pois quando precisei da solidariedade das pessoas, eu consegui.” – afirma Manoel Birmarcker.
Durante a conversa, “Seu” Manoel, como todos o chamam na Companhia, relatou alguns fatos que marcaram a história das ações de solidariedade no Grupo Profarma. Falou sobre as doações pontuais de alimentos e medicamentos e sobre o primeiro apoio dado a uma ONG que cuidava de crianças com fibrose cística. “Tenho uma ligação especial com crianças.”
Segundo Manoel Birmarcker, a evolução do Instituto aconteceu graças à estruturação administrativa e ao desenvolvimento de um time de trabalho enxuto e eficiente. “Com o retorno de Deborah Birmarcker às atividades, o Instituto ganhou a energia característica da nossa família, da família Profarma. Tudo que você vê é fruto da sensibilidade e da capacidade de gestão que ela possui.”
O fundador do Grupo Profarma nunca imaginou que um dia a Companhia chegaria a ser parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Isso se dá por conta do trabalho brilhante realizado por Deborah, Presidente do Instituto Profarma e Diretora de ESG do Grupo. Ela fortaleceu as atividades, construiu novas parcerias estratégicas, como a que temos com a Abrinq.”
Na entrevista, uma coisa ficou clara: em todos os momentos, a atitude ética e o respeito às pessoas nortearam tudo que foi construído. Vi em “Seu Manoel” o olhar de uma pessoa inquieta, incansável, que olha para o futuro como quem sabe que ainda há muito por fazer. “Não importa o tamanho, só se constrói um arranha-céu se as fundações dele tiverem condições e estiverem devidamente qualificadas para crescer. Eu ainda quero ver uma revolução em nossas ações sociais e em nossa Companhia. E sei que vou.”
Saio da sala de Manoel Birmarcker meio atônito, cheio de ideias para a pauta e com a certeza de que passei alguns momentos com a pessoa mais valente e vigorosa que conheci até então. Todas essas características são claramente vistas no Instituto Profarma, que em 2022 comemora 16 anos de fundação. Um jovem, com cabeça de gente grande.
Texto: Humberto Miguez / Comunicação Institucional Grupo Profarma