Taquicardia, respiração curta, medo de não dar conta das coisas. Com certeza todos nós já passamos por momentos em que nos deparamos com estes tipos de sensações. Com o objetivo de gerar maior conhecimento sobre o processo de construção da autoconfiança, o Grupo Profarma realizou, no último dia 17 de maio, palestra on-line que contou com a participação de mais de 300 colaboradores.
Assuntos como a auto percepção, experiências de vida, afirmações sobre si mesmo e crenças positivas foram abordados pela palestrante. Lilian Sanches, consultora de desenvolvimento humano com mais de 18 anos de experiência, retratou de forma clara como a falta de iniciativa e persistência podem se transformar em problemas para quem não possui autoconfiança.
“Infelizmente a cultura do criticar mais e elogiar menos, ainda é frequente. Mas percebo que isto já está mudando. Eu tenho praticado muito isso, elogiar das menores às maiores atividades bem executadas. Além de nos fazer bem, aumentamos autoestima das pessoas.” – nos conta Flavio Faria da Silva, Analista Sênior de Suprimentos do Grupo Profarma, um dos colaboradores participantes da palestra.
Lilian também abordou aspectos que possibilitam o aumento da autoconfiança, que passa pela desconstrução da síndrome de impostor (que impede o reconhecimento de realizações pessoais), cuidado com os pensamentos e estímulo à mentalidade de crescimento. Um outro fator importante citado pela palestrante é a construção de uma rede de apoio, que impulsiona e incentiva as pessoas, permitindo o reconhecimento de erros, autoconhecimento e melhoria contínua.
“Na palestra ouvimos dicas de como podemos aceitar novos desafios sem medo, de como podemos ser protagonistas com capacidade de inovar. Um ponto interessante da palestra foi a abordagem do erro, que deve ser tratado como mais um ponto do processo de construção da autoconfiança.” – relata Sabrina Pires, Especialista da área de Cultura, Gente & Gestão do Grupo Profarma.