O Grupo Profarma, a partir da necessidade de construir novos caminhos para o crescimento sustentável, cria a Diretoria de Inovação, área que incorpora em seu escopo a antiga Diretoria de Transformação Digital.
O desenho da área se pauta na obsessão pela satisfação dos clientes da Companhia, que utiliza o “Human center Design”, abordagem para a solução de problemas comumente usada em estruturas de design, gerenciamento e engenharia de processos, produtos, serviços e sistemas e que desenvolve soluções para problemas envolvendo a perspectiva humana em todas as etapas.
A área praticará o que o mercado chama de “Open Innovation”, abordagem de negócios que mobiliza fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação e estimular a colaboração entre empresas, startups, órgãos públicos, cientistas e consumidores para criar ou otimizar produtos e serviços. Universidades, aceleradoras de startups e outros hubs de inovação serão observados como possíveis parceiros. “A área de inovação será responsável pelas estratégias de aceleração dos nossos negócios, apoiará as áreas internas e nos conectará com o ecossistema externo de inovação. Estamos construindo a Profarma dos próximos 60 anos”, afirma Sammy Birmarcker, CEO do Grupo Profarma.
Além disso, a estratégia de atuação do HUB segue os 3 horizontes de inovação, definidos pela Mckinsey, renomada consultoria mundial. O primeiro deles (H1) transforma o fomento à inovação em um dos principais pilares da Companhia, o que beneficia o desenvolvimento de projetos com foco na resolução das principais necessidades existentes. “O H2, ou segundo horizonte, propõe a aceleração dos negócios, com propostas inovadoras, o que inclui a criação de novos produtos ou serviços”, relata Reinaldo Donadio, Diretor de Inovação do Grupo Profarma. O terceiro horizonte, ou “H3”, fará com que o Grupo Profarma se aproxime de novos modelos de negócio, mesmo aqueles que não estão diretamente ligados ao segmento de mercado em que a Companhia atua.
Os primeiros passos da área já mostram a consistência do trabalho desenvolvido pela equipe. A imersão nas áreas dos negócios e o mapeamento da jornada dos colaboradores e clientes, a identificação das maiores “dores” e também das melhores oportunidades, já fazem parte das entregas do time. Como próximo passo, a criação de uma trilha de aprendizagem baseada nas melhores startups chega para consolidar ainda mais a cultura de inovação no Grupo.
“O mundo está cada vez mais tecnológico e digital e com o as pessoas cada vez mais conectadas e informadas. A mudança deve acontecer também em nossos processos, de forma que todo nosso público interno esteja preparado para o mindset de constante atualização e possibilidade de colaborar na construção da inovação, que precisa “emitir nota fiscal. Esse é o nosso objetivo”, conclui o novo Diretor de Inovação.