NOTÍCIAS

Gente é feita pra brilhar

Especialistas e analistas sêniores são os mais novos participantes do Ciclo de Gente, processo de avaliação do desempenho de colaboradores do Grupo Profarma.

O capital humano é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de qualquer empresa e a eficiência na gestão de pessoas é assunto muito discutido nos dias atuais. Compor times cada vez mais eficientes requer primeiramente, a sensibilidade correta para entender o processo de desenvolvimento de cada indivíduo e o uso de metodologias, técnicas e ferramentas, suporta planejamentos e execução do processo de melhoria contínua do desempenho dos times de trabalho.

Criado em 2021, o Ciclo de Gente Institucional faz parte da jornada do colaborador e utiliza a metodologia de avaliação de desempenho, Nine in Box, que cruza resultados esperados com crenças e valores institucionais. “O processo começa com a preparação dos participantes, onde há um alinhamento das ferramentas e conceitos importantes. Após esta etapa, temos a autoavaliação e a avaliação do gestor, que são seguidos de uma reunião de calibragem, onde um comitê composto por diversos gestores pode avaliar os participantes. Dessa forma, buscamos a imparcialidade e o alinhamento das avaliações do processo como um todo.” nos conta Débora Kede, Gerente de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Profarma.

Como públicos, o Ciclo de Gente conta com os vice-presidentes, diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores supervisores e encarregados e em 2022, entram para este grupo os especialistas e analistas sêniores da Companhia. Além dos critérios de cargos, são elegíveis ao Ciclo, colaboradores com, pelo menos, 6 meses de Companhia No total, mais de 400 colaboradores estarão envolvidos no processo que conta com avaliação produzida com base em dois eixos, incluindo o eixo de potencial.

“As avaliações são feitas de forma consistente, sempre baseadas em exemplos, fatos e dados reais. Espera-se dos avaliadores que proporcionem feedbacks verdadeiros e conversas francas, sempre com vistas ao desenvolvimento de suas equipes. Isso cria um ciclo virtuoso, que faz com que os colaboradores avaliados estejam abertos a receber estes retornos sobre sua atuação e se transformem em protagonistas de suas carreiras.” – finaliza Michele Pinho – Gerente Executiva da área de Cultura, Gente e Gestão do Grupo Profarma.