“Nas conversas com a minha filha de 7 anos, sempre falo com ela sobre nosso valor. O relacionamento no ambiente escolar por exemplo, é um desafio diário na construção da autoestima feminina.” – Liliane Marques de Oliveira, Analista de Marketing da Rede d1000.
Este depoimento foi feito durante a palestra realizada no último dia 16, evento que fez parte das ações do Grupo Profarma em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Durante quase 2 horas, a palestrante Renata Malheiros* fez com que os participantes refletissem sobre situações que, por muitas vezes, criam barreias invisíveis adicionais para as mulheres. Renata também falou sobre as crenças limitantes, que se baseiam em estereótipos construídos e passados de geração para geração.
A palestra também abordou o retrato “multitarefa” que todos constroem sobre as mulheres. Outros pontos como a pressão estética, autoconfiança e saúde mental, também foram comentados pela palestrante. “A palestra de Renata é extremamente importante, pois precisamos repensar nossa cultura enquanto sociedade. A gente só muda isso com conhecimento, muito diálogo, trabalho em rede e parceria.” – afirma Sabrina Vieira, Especialista em Desenvolvimento Organizacional da CGG (antigo RH).
Gaslighting, mansplaining, manterrupting, bropriating. Você ouviu falar nesses assuntos**? Se até 1962 ainda existiam muitas barreiras legais que dificultavam a vida das mulheres, esses 4 temas são amplamente discutidos e identificados como protagonistas na diminuição da autoconfiança feminina.
“Empoderar uma mulher é conceder para ela o poder de participação social, garantir que esteja consciente na luta pelos seus direitos. Todos precisam prestar atenção nas interrupções de falas, no abuso psicológico praticado de forma velada e nas diversas tentativas de explicar para as mulheres assuntos que por muitas vezes são de total domínio delas. Debatemos com frequência esses assuntos em nosso projeto de diversidade e saber que das 180 pessoas presentes na palestra, 68 eram homens, é muito interessante e reforça o quanto este assunto é responsabilidade de todos nós” – finaliza Sabrina.
*Renata Malheiros é especialista em empreendedorismo feminino, Co-fundadora Alumna Mentoria e Coordenadora Nacional SEBRAE Delas. Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Cambridge, Reino Unido e membro da rede de mulheres e liderança da Universidade de Columbia, EUA.
**Gaslighting (violência psicológica sutil que causa instabilidade emocional nas mulheres), Mansplaining (acontece quando um homem explica coisas óbvias à mulher), Manterrupting (quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária), Bropriating (é quando um homem rouba a ideia ou argumento de uma mulher e age como se fosse dele).