O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou, em 30 de outubro de 2024, seus resultados relativos ao terceiro trimestre e do acumulado de 2024 (3T24 e 9M24). Os resultados obtidos reafirmam o comprometimento da Companhia com a excelência operacional e a geração de valor sustentável. Eles refletem as vantagens competitivas e o posicionamento estratégico em ambos os negócios, potencializados pelo modelo integrado. No 3T24, o Grupo alcançou Receita Bruta Consolidada (excluídas as vendas intercompany) de R$ 3,0 bilhões, com uma expansão de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando o acumulado nos últimos 12 meses (LTM), a Receita Bruta Consolidada somou R$ 10,9 bilhões, o que representa crescimento anual composto (CAGR) de 14,9% nos últimos três anos. Essa expansão supera o crescimento do mercado nos dois segmentos de atuação da Companhia, além de ampliar o market share e otimizar a eficiência do capital empregado. Analisando por unidade de negócio, a Profarma Distribuição apresentou no 3T24 uma expansão de 14,9% na Receita Bruta, totalizando R$ 2,9 bilhões. Já a Rede d1000, registrou evolução de 22,6%, ao alcançar R$ 574,9 milhões no trimestre.
O EBITDA do Grupo Profarma atingiu crescimento de 19,8% no 3T24 frente ao mesmo período de 2023, alcançando o valor de R$ 105,5 milhões. Na visão LTM, o EBITDA somou R$ 328,2 milhões com um CAGR de 26,6%. O Lucro Líquido totalizou R$ 51,4 milhões no trimestre e R$ 85,3 milhões no ano, um crescimento de 53,4% e 80,0% respectivamente. Esse aumento relevante é resultado da evolução do EBITDA e das iniciativas voltadas para aprimorar o Ciclo de Caixa da Profarma Distribuição (-5 dias), reduzir a alavancagem e otimizar o custo de dívida, que impactaram positivamente o Resultado Financeiro.
Também como resultado da estratégia voltada para a otimização do Capital de Giro, a Dívida Líquida alcançou R$ 506,1 milhões no 3T24, resultando numa significativa queda na alavancagem medida pela Dívida Líquida sobre o EBITDA, alcançando 1,5x, um recuo de 0,7 x EBITDA cerca de 32%, se comparado com o 3T23, o menor patamar desde o 4T20, que carregava a capitalização do IPO da Rede d1000 ocorrida em agosto desse ano. Considerando o acumulado nos últimos doze meses, o Grupo registrou geração de caixa de R$ 307,4 milhões, alta de 18,0% e que representa cerca de 40% de seu valor de mercado.
A sólida geração de caixa e a queda da alavancagem permitem continuar com a trajetória de remuneração consistente aos acionistas. Isso fica evidenciado no anúncio de R$ 70,5 milhões em Juros sobre Capital Próprio (+50% YoY), que representa um dividend yield de ~10% sobre a cotação das ações da Profarma na BOVESPA (PFRM3) dos últimos 30 dias.
Max Fischer, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, comentou: “Estamos muito satisfeitos em distribuir proventos com o mesmo yield em relação ao ano passado, mesmo com o valor das nossas ações tendo subido +50% em relação ao ano passado. Os sólidos retornos e geração de caixa da Distribuição foram fundamentais para realizarmos esta notável remuneração aos nossos acionistas. Todos esses números reforçam o compromisso da Companhia com a disciplina de alocação de capital e a melhoria operacional, sempre tendo o cliente em foco e buscando criar impactos positivos para a sociedade, em linha com nossa postura de constante evolução”
DESTAQUES POR UNIDADE DE NEGÓCIO
A Profarma Distribuição, que desempenha um papel estratégico no mercado farmacêutico brasileiro, alcançou Receita Bruta de R$ 2,9 bilhões no 3T24, 14,9% superior ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento da Receita alcançou 11,7%, totalizando R$ 8,0 bilhões. O EBITDA totalizou R$ 80,9 milhões, sendo 13,9% superior ao 3T23. O projeto de otimização de Ciclo de Caixa, com melhora de 5 dias no trimestre, tem sido crucial para expansão de retornos e para o processo de desalavancagem do Grupo. O ROIC LTM alcançou 15,7% e o ROE LTM 12,4% no trimestre.
Nos primeiros nove meses de 2024 foram inauguradas 23 novas unidades, totalizando 259 lojas ao final do período, ampliando nossa presença nas regiões de atuação e fortalecendo as marcas no mercado. A Rede d1000 registrou aumento do faturamento médio por loja, o que proporcionou avanço de 22,6% na Receita Bruta em relação ao 3T23, ao atingir R$ 574,9 milhões. O EBITDA apresentou evolução de 45,1% no mesmo período, acompanhado de ganho de rentabilidade operacional medido pela margem EBITDA sobre a Receita Bruta, que foi de 4,3%, 0,7 p.p. superior à apurada no 3T23.
Para mais informações, clique aqui.
Contato: ri@profarma.com.br