Construir a reputação de uma marca é um processo que envolve diferentes áreas e pessoas. Para isso, todas devem atuar juntas, conforme a missão e os valores da empresa, em busca de fortalecer sua imagem. Nesse contexto, a identidade visual e verbal têm um papel muito importante, pois identifica e destaca a marca no mercado.
Visando representar os negócios – Profarma Distribuição e Rede d1000, a marca do Grupo Profarma foi criada em 2021. Com o lançamento, o projeto Guardiões da Marca, idealizado pela área de Comunicação Institucional, iniciou uma ação estratégica com o objetivo de garantir o uso correto do conceito criativo, símbolos, tom de voz, paleta de cores e tipografia que representam a Companhia.
O projeto Guardiões da Marca firma o compromisso de manter integralmente a identidade do Grupo Profarma. “É importante que os colaboradores conheçam nossos manuais de marca e saibam usá-los da forma correta. O propósito é promover, também, o senso de pertencimento, que cada um cuide da nossa identidade visual”, disse Márcio Alves, coordenador de Design da área de Comunicação Institucional do Grupo Profarma.
Além dos materiais visuais, há o manual de identidade verbal. O documento promove o alinhamento do uso da linguagem e técnicas de escrita que tangibilizam como o Grupo Profarma e seus negócios devem ser mencionados internamente, entre os colaboradores, e externamente, para parceiros, clientes e fornecedores.
“Cada colaborador é uma extensão da identidade verbal da marca. Para construir uma reputação é preciso gerar identificação e esses marcadores definem o Grupo Profarma. Esse trabalho começou dentro da Companhia para que todos compreendam nosso jeito de ser enquanto marca. O Manual de identidade Verbal se une à nossa Política, Guia de Marcas e procedimentos operacionais. Assim faremos a nossa marca ainda mais forte”, afirmou Humberto Miguez, coordenador de Estratégia e Conteúdo da área de Comunicação Institucional da Companhia.