Desenvolvimento de novos processos permite o aumento da eficiência nos níveis de serviços, conectados com as estratégias de ESG do Grupo Profarma.
A área de Operações da Profarma Distribuição desenvolveu novos sistemas que trazem mais sustentabilidade para seus processos. As ações vão ao encontro dos princípios de ESG adotados pelo Grupo Profarma, sigla que representa métricas para apuração dos resultados de iniciativas de cunho ambiental, social e de governança corporativa de uma organização.
Dentre as novidades está a implantação de uma nova etiqueta térmica, em substituição ao espelho de pedidos (folha de papel A4 com o descritivo de todos os itens da compra). A nova etiqueta, associada à cubeta do coletor de pedidos, possui 1/8 do tamanho de uma folha A4 e promove a redução de 87% no consumo de papel. A nova ação está em processo de implantação nos CD’s de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e, em breve, chegará aos demais Centros de Distribuição.
Outro novo processo é o buffer de pedidos – sistema que permite agrupar pedidos captados e otimizar os volumes das entregas. Assim, o cliente recebe suas compras concentradas em menos volumes, gerando a redução no uso de 8 toneladas de caixas de papelão por mês. O sistema está em implantação nos CDs de Pernambuco, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul, e em breve será estendido para os demais Centros de Distribuição.
A incorporação do buffer vem aliada a mais uma melhoria para os clientes: agora, os pedidos que possuíam valor mínimo válido para cada compra, poderão ser somados até o alcance do valor mínimo para entrega. A novidade gera menos notas fiscais e boletos e traz mais agilidade nas entregas. Sobre os projetos, Deborah Birmarcker, Diretora de ESG do Grupo Profarma afirma que “Cada vez mais estamos revisitando processos e desenvolvendo iniciativas com foco em impacto positivo no meio ambiente. É o compromisso que assumimos com a sociedade e com o planeta”.