NOTÍCIAS

Representantes do varejo farmacêutico nacional participam de Missão Técnica na Índia. 

Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia é o país mais populoso do mundo e enfrenta vários problemas sociais, apesar de se destacar como uma potência emergente. Para entender as particularidades do setor farmacêutico e conhecer a cultura indiana, um grupo de 50 executivos brasileiros participou da Missão Técnica Internacional de 2024, promovida pela Abrafarma (Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias).  

Sammy Birmarcker, CEO do Grupo Profarma, e Ana Candida Fonseca, diretora de Marketing da Rede d1000, participaram da imersão com os outros representantes do varejo farmacêutico brasileiro. No período de 3 a 12 de outubro, eles visitaram as cidades de Nova Delhi, Mumbai e Bangalore para compreender o sistema de saúde local, o funcionamento do comércio varejista, além das inovações implementadas no setor farma, já que a Índia possui um dos maiores polos de tecnologia mundial.  

Durante a viagem, os executivos se aprofundaram no modelo de negócios do país, caracterizado pela complexidade e fragmentação, em virtude da alta densidade demográfica, da infraestrutura deficitária, entre outros aspectos socioeconômicos que impactam diretamente as empresas e, consequentemente, os consumidores. 

“A Missão Técnica da Abrafarma, na Índia, descortinou a complexidade e a transformação deste país subdesenvolvido, que vem se digitalizando e se tornando referência. Merecem destaque temas como ‘conversational commerce’ e ‘quick commerce’”, comentou Ana Candida.  

Por meio dessa experiência, os participantes adquiriram conhecimentos que podem ser aplicados nas redes de farmácias brasileiras, segundo as especificidades de cada uma. Além disso, ampliaram a visão em relação ao cenário internacional, através de soluções capazes de promover mudanças significativas no mercado.