NOTÍCIAS

Ser melhor a cada dia.

Com o objetivo de empoderar e emancipar mulheres em vulnerabilidade social, o Instituto Profarma, com o apoio da Haskell Cosméticos, dará início à segunda edição do projeto “Seja Protagonista da sua História”. Criado em 2021, o projeto já formou 25 mulheres de ONG’s assistidas pelo Instituto, o que permite o uso da potencialidade feminina para a transformação das comunidades onde estão inseridas.  

A primeira turma já trouxe resultados concretos para pelo menos 60% das participantes. Entre as alunas, 32% encontraram motivação para iniciar novos negócios, e outras se inseriram no mercado de trabalho. Uma delas, aprovada em processo seletivo, foi contratada pela rede Drogasmil, que apoia o Instituto Profarma.  

Outras puderam despertar para a cidadania, em sentido amplo. “Muitas coisas que eu aprendi no curso eu já sabia, mas eu tinha guardado dentro de uma gaveta. A partir do momento em que esse curso foi nos mostrando nossos direitos, nossos deveres, eu abri aquela gaveta e fui pegando coisas que há muito tempo eu tinha guardado”, afirma Maria Leopoldina Cardoso, 55 anos, beneficiária do NEAC – Núcleo Especial de Atenção à Criança, uma das organizações apoiadas pelo Instituto Profarma.  

O projeto utiliza a tecnologia social idealizada pela ONG carioca Anjos de Tia Stellinha, parceira do Instituto e vencedora do último Prêmio Empreendedor Social, concedido pelo jornal Folha de S. Paulo. Em 2021, o projeto proporcionou capacitação técnica e o contato das mulheres com informações sobre direitos sociais e empreendedorismo, utilizando a metodologia do “Quadrilátero de Apoio”, que possui quatro eixos de abordagem: terapia, assistência social, educação e integração social.  

Para Tia Stellinha, a parceria vem apresentando excelentes resultados. “Ter o Instituto Profarma como um dos replicadores dessa tecnologia social é uma honra, pois eles fazem uma ponte simbólica, através da qual acabam levando as ONGs de pequeno porte ao incremento do seu impacto e transformação social. Traz capilaridade, empatia, responsabilidade social e visão estratégica. Estamos muito felizes por mais um ano podermos dividir esses incríveis resultados de emancipação e despertar crítico.”  

A tecnologia social da Tia Stellinha permite o engajamento de diversas ONG’s, e sua replicação. Para Deborah Birmarkcer, Diretora de ESG do Grupo Profarma e Presidente do Instituto Profarma, as metas estão bem claras: “Queremos transformar, fazer a diferença. O projeto piloto mostrou que, juntas, podemos mais. Para 2022, esperamos aumentar o impacto da ação, conectar mais e mais pessoas e assim ampliar o uso da tecnologia, que beneficia diretamente mulheres protagonistas em suas comunidades”.