NOTÍCIAS

Um mês que começa com “E”, de Meio Ambiente.    

Environmental, Social and Governance. ESG são as 3 letras mais comentadas do momento no universo corporativo e que cada vez mais fomentam a discussão sobre a responsabilidade existente na tratativa de temas relativos ao meio ambiente, ações sociais e políticas de governança nas empresas.   

A sigla provoca constantemente os executivos, que, em sua maioria, concordam que as agendas voltadas ao assunto têm impacto positivo no desempenho empresarial. Hoje, grande parte deles percebe o valor estratégico e benefícios diretos gerados por ações de desenvolvimento sustentável, de preservação de recursos ambientais e socioculturais e de construção de estruturas de gestão mais transparentes e éticas.    

É um tema que veio para ficar e que navega transversalmente nas companhias e em círculos de debate existentes na sociedade. Na verdade, ESG é uma jornada diária, que permite a busca por oportunidades de melhoria dos modos de produção e por consequência, da qualidade de vida dos seres humanos.   

O que assusta é que ainda existem ambientes não conectados com a filosofia tratada pela sigla ESG e isso possivelmente atrasará nosso caminho para tempos futuros, onde conseguiremos chegar à construção de uma sociedade mais consciente do seu dever. Hoje é um dia importante para esta agenda.   

As mudanças climáticas já afetam a saúde humana em todo o mundo. A perda acelerada da biodiversidade é uma realidade que ameaça a nossa própria existência. Segundo a OXFAM Internacional, a renda de 99% das pessoas no mundo está menor. Os países mais pobres e as comunidades vulneráveis são os mais prejudicados. O UNICEF afirma que 1 bilhão de crianças estão extremamente expostas aos impactos da crise climática.   

 E você está fazendo a sua parte?