NOTÍCIAS

Uma jornada pela sustentabilidade.

Com a publicação do seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, Grupo Profarma reforça adoção de boas práticas sociais, ambientais e de governança.

O ano de 2021 foi marcado por momentos de celebração. O Grupo Profarma completou 60 anos e alguns marcos importantes ocorreram durante esse tempo: expansão nacional e abertura de capital da Profarma Distribuição, a criação do Instituto Profarma, algumas aquisições, a entrada no varejo e o aumento da base de lojas da Rede d1000. A reestruturação da agenda ESG e a discussão de assuntos ligados aos seus três pilares (social, ambiental e de governança) em níveis estratégicos da Companhia também marca positivamente o ano de 2021.

Em seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, elaborado com as Normas GRI (Global Reporting Initiative, principal metodologia mundial para reporte de sustentabilidade), a Companhia apresenta os seus principais destaques de 2021 dentro dos pilares social, ambiental e de governança. O processo de construção do documento contemplou análise de dados internos e setoriais, benchmarking junto a empresas que são referência em sustentabilidade, entrevistas com as lideranças da Companhia e também consultas externas com investidores, clientes e especialistas. Colaboradores e analistas de mercado também participaram do processo respondendo uma pesquisa online.

Para Deborah Birmarcker, Diretora de ESG do Grupo Profarma, o documento é um importante instrumento e que balizará a caminhada da Companhia nos próximos anos. “Entendemos que o desenvolvimento sustentável aplicado aos negócios é uma forma de fomentar e garantir uma performance mais positiva e nesse sentido construímos a nossa primeira matriz de materialidade, que define temas prioritários conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Relatório é um marco na história do Grupo.”

PILARES FUNDAMENTAIS 

O conteúdo da publicação aborda informações sobre o modelo de governança corporativa, os compromissos com os colaboradores, a cadeia de valor e o meio ambiente e não deixa de citar os planos desenvolvidos para enfrentar desafios no futuro, dando assim continuidade ao propósito de construção de uma Companhia cada vez mais sustentável.

Dentro do espectro social, o documento retrata os resultados ligados aos processos de gestão de capital humano, de inclusão e diversidade, de saúde e segurança ocupacional e de relacionamento com clientes. Já os resultados ambientais ilustram o quanto a Companhia está atenta ao impacto positivo que deve gerar. Ações como o uso de energia fotovoltaica, o transporte de medicamentos através de módulos que reduzem o uso de plástico e papelão e o gerenciamento adequado de resíduos, ganham destaque no primeiro relatório.

Por fim e não menos importante, destaques do pilar governança comprovam a capacidade de gestão e transparência do Grupo. Temas como integridade e ética, inovação, gestão de riscos e gestão de crises demonstram o quanto a Companhia se baseia na disseminação da cultura da ética como instrumento essencial para a competitividade no mercado e sustentabilidade no longo prazo.

Sobre a publicação e os resultados listados, Sammy Birmarcker, CEO do Grupo Profarma, afirma que “Vamos continuar apostando em inovação e tecnologia e no desenvolvimento de pessoas. Queremos melhorar ainda mais a experiência de nossos clientes e entregar excelentes resultados. Estamos mais maduros e preparados para seguir adiante, atendendo as exigências da sociedade por um mundo cada vez mais sustentável. Queremos também fortalecer uma cultura empresarial cada vez mais inclusiva e diversa.”

Para fazer o download do Relatório, clique aqui.